QUEM SOMOS

Acerca da identidade do IMSS responde o fundador:

Somos uma Sociedade de Vida Apostólica. Somos tratados e nos tratamos como “Freis”, que quer dizer irmão. Ser irmão significa viver a fraternidade e em fraternidade. O Missionário Servo do Senhor procura viver a fraternidade Evangélica na comunidade. Reparte o saber, os dons, os bens, o afeto e o apoio na fraternidade. Procura ver em cada pessoa, homem ou mulher, jovem, velho ou criança, em toda criatura, um irmão e uma irmã. Busca, assim, a fraternidade universal.

 

Quanto ao qualificativo do título servo qual a sua natureza?

SERVO significa ser ungido pelo Senhor para ser submisso a toda a humana criatura, realizar os serviços simples, humildes, estando entre os pobres mais pobres e excluídos da sociedade e da própria Igreja, os ciganos, e os demais marginalizados. O Missionário Servo do Senhor procura trabalhar pelo bem do povo com preparação e competência, sem ambições pessoais, servindo como irmão menor. Todos os trabalhos são feitos com alegria, amor, dedicação e simplicidade. O Missionário Servo do Senhor, dispõe-se a viver em fraternidade e servir a Igreja, preferencialmente em tarefas e lugares difíceis.

Quanto à espiritualidade e sua relação com Deus, o servo é:

HOMEM DE ORAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO – contemplativo na ação – A oração é o relacionamento íntimo, profundo e comprometido com Deus, em que se escuta sua Palavra, se confronta com a realidade e se dá uma resposta pessoal. O Missionário Servo do Senhor procura ser pessoa de oração, pessoal e fraterna, dedicando longo tempo para estar com Deus, na meditação da Palavra de Deus e em sua intimidade.

Quanto a sua missão e práxis, o servo é:

MISSIONÁRIO. A quem Deus ama, a estes chama, consagra e envia em missão. Todos são chamados por Deus: para alguns confia uma missão especial e aposta neles. Deus pode chamar mesmo contra a vontade do chamado. O Missionário Servo Senhor, como frade-padre servo, humilde e fraterno, procura viver a experiência de Deus, formar fraternidade, aprofundar-se na oração e na contemplação. É o apóstolo e missionário da reconciliação, da penitência, da conversão, da bênção e da paz e da integridade. Elementos essenciais para criar ambiente confortável, humano e fraterno no mundo entre todas as pessoas.